segunda-feira, 11 de abril de 2016

Resultados do trimestre

Nesse trimestre, o grupo 5 terminou em segundo lugar com um total de 118 pontos. Tal resultado foi possível através dos últimos desafios realizados em sala, nos quais ganhamos 40 pontos e disparamos na frente dos demais grupos.
Esperamos, no próximo trimestre, conseguir um resultado melhor ainda, pois sabemos que somos capaz de muito mais!

domingo, 10 de abril de 2016

Correção do Relatório


Questão 5
A massa suportada por cada um dos apoios é de 35g (70g suportadas, divididas entre os dois apoios: 70:2=35) e o peso é de 0,35N (0,7N suportados, divididos entre os dois apoios: 0,7:2=0,35)



Questão 7
A soma de todas as forças presentes devem ser iguais a zero, porque para o objeto encontrar-se em equilíbrio estático ele não pode rotacionar (M=0), nem transladar (F=0). Para essas forças serem anuladas, a ponta do lápis deve se encontrar no centro de massa e gravidade do objeto escolhido para equilibrar.


Questão 8
Para as cartas ficarem em equilíbrio estático elas devem ter a resultante das forças igual a zero. A maior dificuldade encontrada para equilibrá-las é chegar a esse ponto onde as forças das duas se anulam e fazê-las permanecerem assim mesmo com a ação de agentes externos, como o vento; outra dificuldade é conciliar o ângulo da ponta onde as cartas se tocam e o ângulo das mesmas com a mesa, pois, muitas vezes, elas acabam escorregando e fazendo o castelo cair. 



Questão 9 (Conclusão)
No decorrer do trimestre, o grupo aprendeu como construir uma ponte de macarrão e todos os conhecimentos necessários para fazer um modelo mais prático e resistente; aprendeu na prática o quão difícil é fazer com que a soma das forças nos objetos resulte em zero, como na competição do castelo de cartas e na competição do lápis. Nos dedicamos imensamente aos desafios em sala, nunca deixando de respondê-los e não tendo medo de apostar o máximo, tudo é aprendizado e experiência.
Na competição de macarrão, por mais que não tenhamos conseguido terminar a ponte a tempo de competir, nos empenhamos em tentar terminá-la até o último instante, levando em conta toda a experiência da construção ao invés de, somente, o primeiro lugar. Nas demais competições, a mesma coisa aconteceu, mesmo que decepcionados por não conseguirmos chegar ao primeiro lugar, fizemos tudo o que era possível na situação que nos encontrávamos, nunca desistindo por estarmos nas últims colocações.
Percebemos que devemos melhorar para o próximo trimestre, principalmente com relação ao blog e aos relatórios, onde nos comprometemos a postar mais coisas com relação a tudo que realizamos como grupo e nos empenharmos mais para concluir os relatórios a tempo. Por mais que problemas como esses ocorram, o grupo se esforça para sempre fazer o seu melhor, mas sabe que consegue fazer muito mais que isso e chegar muito mais longe nas competições!

Competição do Lápis

Nesta competição escolhemos um boneco no formato de um minion (Filme: Meu Malvado Favorito/Minions) para equilibrar. A tentativa de equilibrar o objeto do outro grupo, falhamos por não achar o ponto de equilíbrio que possibilitasse o mesmo ficar em cima do lápis. Porém, conseguimos equilibrar nosso próprio objeto, mas na segunda tentativa.

Competição do Castelo de Cartas

Na competição do castelo de cartas não tivemos um desempenho tão bom, ficando nos últimos lugares por várias vezes o castelo cair próximo ao término do tempo para construí-lo. Em algumas rodadas conseguimos ótimos resultados, mas nas últimas eles não foram tão bons, nos levando aos últimos lugares da disputa.

Competição Ponte de Macarrão

Pré-competição
  • O grupo reuniu-se para discutir o modelo a ser utilizado e testá-lo, escolhendo o que apresentava melhor desempenho (modelo publicado no blog anteriormente). A ponte mostrava-se muito resistente durante os 5 testes feitos e conseguimos montá-la por completo em todos eles.
Competição
  • Na competição, conseguimos montar a base e todos os lados, porém tivemos problemas com a ponte que envolveram os lados não colarem na base a tempo de competir, porém não desistimos e tentamos terminá-la até o último instante. Apenas nossa base foi para a competição, alcançando um fator de 16.
CONCLUSÃO
  • Concluímos que caso tivéssemos conseguido terminar a ponte a tempo, talvez teríamos uma boa chance de conseguir uma boa colocação na competição porque conseguimos um fator alto apenas com a base.

Estrutura do Grupo

Após algumas modificações na estrutura do grupo, como entrada e saída de membros, e a escolha de líder, vice-líder e membro do comitê de ética, essa é a nova estrutura:

Giovanna Silva, 8
Giovanna Tosti, 9 (LÍDER/MEMBRO DO COMITÊ DE ÉTICA)
Lucas Eloy, 20
Lucas Nakagawa, 21 (VICE-LÍDER)
Marcello Eduardo, 24

Estrutura antiga:

Giovanna Silva, 8
Giovanna Tosti, 9
Lucas Nakagawa, 21
Luiz Flávio, 22
Marcello Eduardo, 24