sexta-feira, 17 de junho de 2016

Foguetes espaciais x Foguetes de água

O funcionamento de um foguete pode ser explicado utilizando um balão de ar. Uma vez cheio, o ar é liberado, o balão se desloca no sentido contrário ao da saída do ar, ou seja, caso a abertura do balão esteja voltada para baixo, o ar será liberado para baixo e o balão irá subir. Um foguete ao ser disparado para o espaço funciona exatamente como um balão. Isso ocorre devido aos foguetes funcionarem baseados na Terceira Lei de Newton, a lei da ação e reação. Essas forças são iguais em intensidade e direção, porém tem sentidos contrários. 
Nos foguetes de água, o combustível responsável pela ação de descolar o foguete é a água e o ar comprimido colocado junto dela, que, ao serem liberados, a água sai pela garrafa (devido à pressão exercida pelo ar comprimido) e a mesma desloca-se na direção contrária da eliminação do líquido.
Portanto, foguetes espaciais e foguetes de água são, quanto ao seu funcionamento, muito parecidos, pois levam em consideração os mesmos princípios físicos e ações, diferenciando, apenas, nos combustíveis usados para tal lançamento.


FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário